12/08/2024
Arla 32: o que é e por que é importante usar?
No setor de transporte logístico, a sustentabilidade deve ser priorizada sem abrir mão da eficiência operacional, pois ambos são fatores essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Com isso, o ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio Automotivo) é uma solução indispensável para garantir que os veículos a diesel da frota operem de maneira ecologicamente correta, conforme as rigorosas normas de emissões. Continue a leitura e saiba mais sobre o Arla 32: o que é, como é utilizado e por que ele é importante.
ARLA 32: o que é?
O ARLA 32 é uma solução composta por 32,5% de ureia de alta pureza diluída em 67,5% de água desmineralizada. Sua principal função é reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) nos gases de escape dos veículos a diesel, por meio de um sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR). Quando injetado no sistema de escape, o ARLA 32 reage quimicamente, transformando os NOx em nitrogênio e vapor de água, substâncias inofensivas para o meio ambiente. Assim, o uso do ARLA 32 é essencial para frotas de veículos a diesel manterem um transporte ecológico e conforme as regulamentações ambientais. A implementação correta do ARLA 32 não apenas ajuda a proteger o meio ambiente, mas também melhora a eficiência e a vida útil dos veículos a diesel.A importância do Uso do ARLA 32
Para empresas que contratam serviços logísticos de terceiros, é fundamental garantir que os fornecedores estejam comprometidos com práticas sustentáveis e regulamentadas. O uso do ARLA 32 na frota é um indicativo claro de que a empresa transportadora está alinhada com as exigências ambientais, assegurando um transporte sustentável mais limpo e seguro. Abaixo, listamos os 4 principais benefícios do ARLA 32.1. Redução de emissões de NOx
Os óxidos de nitrogênio são poluentes que contribuem significativamente para a poluição da atmosfera, causando problemas respiratórios e ambientais, como a chuva ácida. O ARLA 32 ajuda a reduzir essas emissões, promovendo uma operação mais limpa.2. Conformidade com regulamentações
Em muitos países, o uso do ARLA 32 é obrigatório para veículos pesados que utilizam o sistema SCR, em conformidade com normas como o Euro 5, Euro 6 e o Proconve P7. Assim, contratar uma empresa que utiliza ARLA 32 garante que sua carga está sendo transportada dentro dos padrões legais e ambientais exigidos.3. Eficiência operacional
Além de reduzir as emissões, o uso do ARLA 32 pode melhorar a eficiência dos veículos a diesel. Isso ocorre porque o sistema SCR permite que o motor opere em uma faixa mais eficiente de temperatura e pressão, o que pode resultar em economia de combustível.4. Responsabilidade ambiental
Empresas que se preocupam com a sustentabilidade buscam parcerias que reflitam esses valores. Optar por fornecedores logísticos que utilizam ARLA 32 em suas frotas é uma forma de contribuir ativamente para a proteção do meio ambiente. Além disso, se você possui uma marca que traz a sustentabilidade como um dos seus valores e diferenciais, é importante contar com parceiros que estejam alinhados a isso.Funcionamento do ARLA 32
Quando injetado no sistema de escape de um veículo, o ARLA 32 reage com os gases de escape em um catalisador SCR, convertendo os óxidos de nitrogênio em nitrogênio (N₂) e vapor de água (H₂O), que são inofensivos para o meio ambiente. Esse processo ajuda a cumprir os rigorosos padrões de emissões estabelecidos por regulamentações ambientais, como o Euro 5 e Euro 6 na Europa e o Proconve P7 no Brasil, que são conjuntos de normas que regulam as emissões de poluentes por veículos automotores, estabelecendo limites específicos para a quantidade de substâncias nocivas que podem ser liberadas no ar. Estas regulamentações são fundamentais para reduzir a poluição do ar e os impactos ambientais causados por veículos, especialmente aqueles movidos a diesel.- Euro 5 e Euro 6: são normas de emissões da União Europeia que estabeleceram limites progressivamente mais rigorosos para os poluentes emitidos por veículos, especialmente veículos a diesel. A Euro 6 é a mais recente e restritiva dessas normas.
- Proconve P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores): é a norma brasileira correspondente ao Euro 5, implementada para reduzir as emissões de poluentes por veículos comerciais pesados no Brasil, e foi introduzida em 2012. Esta norma reduziu significativamente os limites para emissões de NOx, partículas e outros poluentes.